Que a Casas Bahia é uma das maiores marcas de varejo dentro do Brasil, não há dúvida alguma. Sendo a preferida de grande parte da população, tanto pelos serviços de ótima qualidade quanto pelos valores bem abaixo de outros grandes nomes do mercado, além das ótimas condições de pagamento.

Atualmente, quase todas as grandes cidades brasileiras contam com no mínimo uma unidade dessa loja. 

No entanto, aquelas que não possuem uma loja física, podem contar com a comodidade de comprar online, sem sair do sofá e recebendo o produto rapidamente em sua residência, já que a empresa garante a entrega em todo o Brasil.

Mas, você sabia que além dos produtos da própria empresa, existe a possibilidade de se tornar um afiliado e aliar o seu e-commerce a esse grande nome brasileiro? Já imaginou que incrível!

Com base nisso, separamos aqui tudo que você precisa saber sobre como se tornar um afiliado da Casas Bahia e as principais vantagens e desvantagens dessa ação! Continue lendo e descubra tudo!

Como funciona o Programa de Afiliado da Casas Bahia

O que é o programa de afiliados da Casas Bahia?

A Casas Bahia atualmente é integrante do famoso grupo Via Varejo, que também conta com outras grandes lojas, como a Ponto Frio e o Extra. Isso significa que tanto ela, quanto as outras empresas, fazem parte de um mesmo grupo de afiliados.

Nesse formato, outros comerciantes e donos de e-commerce podem anunciar seus produtos no site principal da varejista.

Por exemplo, caso você tenha um e-commerce de eletrônicos que revende celulares, computadores de mesa e notebooks, quando se tornar afiliado, poderá anunciá-los dentro do site das Casas Bahia. Isso significa receber muito mais visibilidade do que teria dentro de seu próprio ambiente, que ainda não tem um nome tão forte.

Além disso, essa oportunidade também ajuda na consolidação do nome do e-commerce no mercado, já que as visitas no site original aumentarão. Desse modo, a marca se tornará cada vez mais conhecida pelo público e também será um grande nome dentro do mercado.

Essa é uma ótima estratégia para aumentar seu faturamento na internet. Inclusive recomendo que você esteja sempre conhecendo e estudando outras formas de como ganhar mais dinheiro na internet, caso seja do seu interesse, veja este artigo do Nucleo Expert;

Como funciona o programa de afiliados Casas Bahia?

como funciona o programa de afiliados da casas bahia

O funcionamento desse plano é bastante simples. Basta se tornar um afiliado e logo pode-se começar a anunciar os produtos. Porém, o dono ainda permanece com toda a responsabilidade relacionada ao contato com o consumidor, entrega e garantia dos itens vendidos.

Em linhas gerais, o processo de afiliação proporciona o benefício de uma vitrine muito movimentada. Porém, não divide obrigações com a empresa principal e nem reparte parte das tarefas com ela.

Caso algum produto seja adquirido através do site das Casas Bahia, parte do valor fica retido, como uma espécie de comissão para o anunciante. O custo dependerá de cada produto, pois se trata de uma porcentagem e não de uma quantia fixa.

Se em algum momento o afiliado entender que a parceria não está mais se mostrando lucrativa, pode encerrá-la de maneira bastante simples. Ou seja, o prejuízo será pequeno, de modo a tornar a tentativa válida e justificável para todos os empreendedores do mundo online.

Vantagens e desvantagens de aderir ao programa de afiliados Casas Bahia

Vantagens e desvantagens de aderir ao programa de afiliados Casas Bahia

Assim como os programas de outras lojas, é impossível dizer que o proposto pelas Casas Bahia possui apenas benefícios ou malefícios. Existem pontos positivos e negativos que devem ser analisados pelo empreendedor antes de realizar sua escolha. Confira alguns:

Vantagens

  • Vitrine grande e popular, o que acarreta diversos views por dia;
  • Sistema totalmente seguro para recebimento de pagamentos, que fica por conta do marketplace;
  • O empreendedor recebe seus pagamentos sempre a cada 10 dias;
  • A Casas Bahia não cobra uma taxa fixa em todos os produtos e sim porcentagens específicas e pré-determinadas.

Desvantagens

  • O lojista perde certa parte do lucro, pois é retido através da porcentagem da Casas Bahia;
  • Em determinados produtos a própria Casas Bahia oferecerá concorrentes, provavelmente com valor mais vantajoso ao consumidor;
  • Como o programa de afiliados já está bem popular, existe grande concorrência entre todas as empresas parceiras;
  • Ao mesmo tempo que ganha-se visibilidade, perde-se na divulgação do próprio nome, pois em alguns casos o consumidor não perceberá que o produto não pertence as Casas Bahia.

Como se tornar um afiliado da Casas Bahia

Se depois de saber o que é, como funciona e as vantagens de se tornar um afiliado dessa grande varejista, você deseja se tornar um novo integrante, vale acompanhar o passo a passo abaixo. O cadastro é bastante simples e rápido, de modo que a divulgação pode começar a ser realizada em poucos dias.

Confira como realizar a sua inscrição no programa!

Acesse o site principal

Como citamos, a Casas Bahia atualmente é integrada ao grupo Via Varejo. Sendo assim, o cadastro é realizado através do site oficial.

Estando na aba principal, encontre a opção “faça o seu cadastro” e preencha todas as informações solicitadas. 

Para facilitar o processo, tenha em mãos dados como o CNPJ da sua empresa, dados da plataforma, categoria de atuação e o nome principal cadastrado. Depois de escrever tudo corretamente, basta clicar para concluir.

Faça o envio dos seus documentos

Antes de iniciar o cadastro, já deixe separada a seguinte lista de documentos, a qual é indispensável para a conclusão da inscrição:

  • Comprovante de banco que contenha CNPJ, número da conta e da agência e razão social;
  • SINTEGRA;
  • Documento oficial com foto do responsável pelo empreendimento;
  • Contrato social;
  • Cartão do CNPJ;
  • Certificado ME ou requerimento de empresário.

Além dessa lista, o site também oferecerá um certificado de integridade. Esse deverá ser impresso, assinado e enviado novamente para a plataforma.

Realize a integração do seu e-commerce

Depois de enviada a documentação, basta esperar pela aprovação por parte da Casas Bahia. Quando ela for concluída, você será notificado e já poderá realizar a integração do seu e-commerce com o site principal.

Para isso, existem muitas plataformas de gestão disponíveis. Através do uso delas é possível realizar tudo de maneira rápida e intuitiva, sem precisar cadastrar manualmente mais uma vez cada um dos produtos. Assim que terminar, todos os seus produtos já estarão disponíveis dentro do site principal.

Não esqueça do acompanhamento das vendas

Depois de ter seus produtos anunciados, o trabalho não acaba. É preciso ficar sempre atento no acompanhamento das vendas. Com ele, pode-se prestar um serviço de qualidade aos clientes e ficar sempre atento a margem de lucro obtida.

Uma parte bastante positiva de ser um afiliado das Casas Bahia é que a empresa cuida de toda a parte da venda. Ou seja, não é preciso se preocupar com nada relacionado a transações financeiras ou manutenção da plataforma.

Vale ressaltar que o valor referente a venda só é recebido pelo lojista depois da entrega do produto. Desse modo, o prazo de 10 dias só começa a contar a partir da data da assinatura do recebimento.

Como atingir bons resultados com o programa de afiliados

Depois de realizar o seu cadastro e ter os produtos expostos, pode ser que os resultados não cheguem tão rápido quanto o esperado. Sendo assim, vale seguir as seguintes dicas, para garantir os lucros e o retorno do investimento realizado:

  • Invista em nomes chamativos, que descrevem o produto detalhadamente e não deixam nenhuma característica para trás;
  • Escreva descrições otimizadas, que expliquem todas as vantagens de adquirir o item em questão;
  • Procure prestar um bom atendimento quando um cliente solicitar a garantia ou apresentar dúvidas. Esse ato ajuda na fidelização, de modo a fazer com que seus consumidores continuem optando por você nas próximas compras;
  • Sempre poste boas fotos, que tenham qualidade altíssima e alta resolução. Isso chama a atenção do usuário e apresenta credibilidade ao seu produto;
  • Faça uso das redes sociais para a divulgação, informe que você é parceiro das Casas Bahia e que as duas lojas andam juntas. Isso ajudará seus clientes a concluírem a venda com mais facilidade, pois transmitem a você a confiança que já possuem na grande varejista.
  • Aprenda novas estratégias de Marketing digital, cada vez mais é necessário conhecer e aplicar estratégias de marketing digital para vender de forma consistente na internet, para uma loja virtual isso não é diferente.

Só quem é dono de um empreendimento sabe o quanto pode ser difícil se destacar entre tantos concorrentes. Por isso a melhor opção é sempre buscar por novas alternativas, até atingir o tão sonhado sucesso.

Com base nisso, procure conhecer mais sobre o programa de afiliados Casas Bahia. Ele pode ser o que você estava precisando para se tornar um grande nome do e-commerce nacional!